Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Teoria do adimplemento substancial limita o exercício de direitos do credor

há 12 anos

Como regra geral, se houver descumprimento de obrigação contratual, “a parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resolução do contrato, se não preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenização por perdas e danos”, conforme dispõe o artigo 475 do Código Civil (CC). Entretanto, a doutrina e a jurisprudência têm admitido o reconhecimento do adimplemento substancial, com o fim de preservar o vínculo contratual.

Segundo a teoria do adimplemento substancial, o credor fica impedido de rescindir o contrato, caso haja cumprimento de parte essencial da obrigação assumida pelo devedor; porém, não perde o direito de obter o restante do crédito, podendo ajuizar ação de cobrança para tanto.

O professor Thiado Faria explica esta teoria. Login Assinar

  • Sobre o autorTransformando informação em conhecimento
  • Publicações1327
  • Seguidores915
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações143
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/teoria-do-adimplemento-substancial-limita-o-exercicio-de-direitos-do-credor/100100231

Informações relacionadas

Henrique Batista, Advogado
Artigoshá 5 anos

A "Teoria do Adimplemento Substancial" à luz da jurisprudência do STJ.

GEN Jurídico, Editor de Livro
Artigoshá 7 anos

A teoria do adimplemento substancial

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)