Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    "Reformatio in pejus" indireta

    há 12 anos

    A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, concedeu a ordem pleiteada no habeas Corpus nº 205616, determinando que a decisão proferida pelo Tribunal do Júri é soberana e, no caso de protesto por novo júri, a pena não pode ser aumentada.

    No caso, o réu foi condenado pelo júri a 42 anos de reclusão, apelou e obteve a redução da pena para 33 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão. Houve então possibilidade para o protesto por novo júri que foi realizado. Neste segundo júri o réu foi condenado a 39 anos de reclusão.

    Novamente inconformado, apelou, e obteve nova reforma da pena, desta vez para 37 anos e 7 meses, o que de acordo com o STJ caracterizou reformatio in pejus indireta. Ainda segundo o relator, ministro Og Fernandes, a soberania do júri deve ser conciliada com outros princípios constitucionais, como a ampla defesa, já que “Não se pode colocar a defesa em situação de dúvida se deseja ou não recorrer, se usará ou não seu direito de protesto por novo júri”.

    E desta forma, a 6ª Turma, seguindo o relator concedeu a ordem para que a pena fosse recalculada, obedecendo ao limite máximo de 33 anos, sete meses e seis dias de reclusão.

    Vale lembrar por fim que o protesto por novo júri era recurso exclusivo da defesa e atualmente se encontra revogado. Tal instituto permitia que a defesa solicitasse novo júri nos casos em que a pena estipulada fosse superior a 20 anos.

    Fonte:

    BRASIL – Superior Tribunal de Justiça - Novo júri não pode determinar pena maior que a anterior, em 06 de agosto de 2012 Disponível: http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=106549 Acesso em: 06 de agosto de 2012.

    • Sobre o autorTransformando informação em conhecimento
    • Publicações1327
    • Seguidores915
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reformatio-in-pejus-indireta/100022400

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Princípio da proibição da reformatio in pejus indireta

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 9 anos

    Como não julgar, ou a proibição da reformatio in pejus

    Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
    Notíciashá 2 anos

    STJ Teses - Reformatio In Pejus - Dosimetria

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)