Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Oficial de registro de imóveis é responsável pela averbação de área de reserva legal ambiental

    há 12 anos

    A Segunda Turma do STJ entendeu que o oficial de cartório também é responsável pela averbação de área de reserva legal ambiental em matrícula de imóvel, nas hipóteses de transmissão, desmembramento ou retificação de área de imóvel rural. Para a Turma essa obrigação não é somente do proprietário.

    Segundo o relator, min. Herman Benjamin, a lei é vinculante tanto para o Estado quanto para o particular, e a obrigação quanto à reserva legal na propriedade se estende também ao oficial de cartório. Para ele, não se pode esperar do registrador uma postura passiva, que o separe dos outros sujeitos estatais e o imunize da força vinculante dos mandamentos constitucionais e legais.

    A decisão foi proferida em MS impetrado por registradora, no qual alegava que não pode ser proibida de averbar ou registrar outros atos à margem da matrícula pela falta da averbação da reserva legal. Não concordava com provimento da Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais e com a recomendação do Ministério Público estadual de que exigisse do proprietário a averbação da reserva.

    Fonte:

    BRASIL – Superior Tribunal de Justiça - Titular de cartório é responsável por exigir averbação de reserva legal, em 06 de agosto de 2012. Disponível em: http://migre.me/ac4UE Acesso em: 07 de agosto de 2012.

    • Sobre o autorTransformando informação em conhecimento
    • Publicações1327
    • Seguidores915
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações148
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oficial-de-registro-de-imoveis-e-responsavel-pela-averbacao-de-area-de-reserva-legal-ambiental/100023622

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)